top of page
Buscar

Principais sintomas de intoxicação alimentar em cachorro e gato

pharmapetmanipulac

Atualizado: 29 de mai. de 2024


Um cachorro e um gato fofos olhando para o leitor

Apesar de ser uma causa comum de emergência veterinária, é possível identificar e evitar a intoxicação alimentar em cães e gatos. Leia e saiba como!


Por mais que toda mãe e pai de pet sempre esteja atento aos cuidados que seu cão ou gato precisa, nem sempre é possível saber se seu animalzinho comeu algo que não deveria. É por isso que a intoxicação alimentar é uma das causas mais comuns na emergência das clínicas veterinárias, muitas vezes podendo ser fatal para o animal. 


Devido a isso, é de extrema importância saber decifrar os sinais que o animal pode apresentar em casos de intoxicação, como proceder diante de uma emergência e quais cuidados tomar para evitar esse problema. Continue lendo o texto a seguir!


Quais as principais causas de intoxicação alimentar nos pets?

Um cachorro doente deitado no chão da sala

Quais as principais causas de intoxicação alimentar nos pets?


Infelizmente, tutores de pets se preocupam constantemente com casos de cachorro ou gato intoxicados através da administração de veneno por parte de desconhecidos ou vizinhos. Porém, existem outras formas pela qual o seu pet pode ser intoxicado, que são frequentemente causadas por acidente ou falta de conhecimento do tutor. 


Diversos tipos de alimentos e até plantas da casa, caso fiquem ao alcance do animal, podem causar intoxicação alimentar. 


Entre os principais causadores de intoxicação, estão: chocolates, uva fresca e uva-passa, alho, cebola, macadâmia, carambola, abacate, bebidas alcoólicas, sementes e alimentos com cafeína ou xilitol, são alimentos comuns na alimentação humana, mas que podem causar sérios problemas de saúde nos nossos bichinhos. 


Como dito anteriormente, muitas plantas decorativas da sua casa também podem ser tóxicas para o seu animal, as mais populares são: comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, jiboia, espada-de-são-jorge, bico-de-papagaio, folha-da-fortuna e a azaleia.


Como identificar os sintomas da intoxicação alimentar? 


Uma mãe de pet com dúvida

A depender do tipo e da quantidade de substância ingerida, seu animal pode apresentar alguns sintomas, como vômito, diarreia, dor abdominal, apatia, salivação excessiva, tremores e até mesmo convulsões.


É preciso estar atento a qualquer comportamento atípico do seu pet, que sugira que a saúde dele está comprometida. Tente buscar evidências que leve ao tipo de substância que possivelmente causou a intoxicação, por exemplo, se foi uma planta mordida ou um alimento capturado do lixeiro. 

O que fazer em caso de cachorro ou gato intoxicado?

Uma veterinária cuidando de um filhote de cachorro

O mais importante é: nunca tente medicá-lo ou induzi-lo ao vômito sem orientação! Mantenha a calma e busque o atendimento veterinário o mais rápido possível. 


Esteja pronto para responder perguntas como: qual foi a substância que possivelmente levou à intoxicação? Há quanto tempo ele está apresentando os sintomas? Qual foi a quantidade ingerida pelo cachorro? Isso irá auxiliar o profissional veterinário a chegar ao tratamento com mais rapidez.


Como prevenir a intoxicação alimentar nos pets?

Produtos de qualidade contra a intoxicação alimentar

Além dos cuidados básicos que todo tutor deve ter, como não deixar ao alcance do pet medicamentos, produtos de limpeza, venenos e alimentos não recomendados para animais de estimação, é possível contar com alguns suplementos que atuam contra a intoxicação em cães e gatos. 


O DesmoPet® é um hepatoprotetor 100% natural, ou seja, auxilia na desintoxicação do fígado e regulação do metabolismo hepático, sem efeitos colaterais para o seu amiguinho de quatro patas.


Ele atua diretamente no bom funcionamento do fígado, evitando sobrecarga no metabolismo hepático, que é o que debilita a sua capacidade de detoxificação. Seus benefícios para a saúde dos pets foram comprovados através de estudo clínico, apontando que seu uso crônico melhorou em 90% a atividade enzimática. Proteção pro seu amigo nunca é demais, né?


E sabe o que é o melhor? O DesmoPet® pode ser manipulado em diferentes formatos, como biscoito, pasta oral e suspensão, com o sabor que seu animalzinho mais gosta. A hora da medicação não precisa ser estressante, nem pro seu pet e nem pra você! Saiba mais como manipular esse suplemento na Pharmapet, clicando aqui!


96 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page