top of page
Buscar

Gabapentina para cães e gatos: para que serve e quais são as indicações

Patrícia Santos

Você já ouviu falar na Gabapentina? Para os humanos, ela é normalmente receitada como anticonvulsivante, ou seja, ajuda no controle de crises convulsivas e epiléticas. Porém, poucos sabem que a gabapentina também é uma escolha popular entre os veterinários para tratar diversos tipos de dor em cães e gatos. 


Se você tem um amiguinho de quatro patas que sofre com alguma condição de dor crônica e/ou neuropática, entender melhor as indicações do uso da gabapentina pode trazer diversos benefícios para o tratamento do seu animalzinho! Vamos lá. 


Quais os benefícios da Gabapentina?



Antes de tudo, é preciso entender que a gabapentina atua estimulando receptores do ácido gama-aminobutírico (GABA), que é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos. Por isso, é um medicamento que pertence à classe dos anticonvulsivantes, sendo utilizado como sedativo e analgésico.


Em animais que sofrem de dores neuropáticas, oncológicas e pós-operatórias,  o medicamento demonstra eficácia no relaxamento muscular e controle da dor. Frequentemente, é indicado combinado com diferentes classes de fármacos, como parte de um plano de tratamento para obter os melhores resultados.


Além dos benefícios ditos acima, a gabapentina também pode ajudar a reduzir os comportamentos associados à ansiedade nos cães, como agressividade, latidos excessivos e mau comportamento. É usado inclusive como calmante para animais que se estressam demais em consultas com o médico veterinário.


Pra que tipo de pet é indicado?



Animais diagnosticados com epilepsia, artrite, câncer, displasia coxofemoral, lesões na medula espinhal, entre outros, podem aderir a gabapentina no seu tratamento, através do acompanhamento com um veterinário, é claro. 


Algumas raças de cães possuem predisposição para algumas complicações, por exemplo: Beagles, Labradores, Golden Retrievers, Pastor Alemão, entre outros, têm maior predisposição a desenvolverem epilepsia idiopática. Já as raças Rottweiler e Pitbull são propensas a desenvolver artrite e artrose. 


A gabapentina também pode ser usada em cães e gatos que sofrem de ansiedade e estresse crônicos, de acordo com a dosagem recomendada para os resultados esperados. 


É sempre importante ressaltar que essa é uma medicação controlada no país, por isso só pode ser prescrita por um médico veterinário. O tutor do pet também deve seguir com rigor as regulamentações e recomendações de armazenamento e administração da medicação, para que o tratamento funcione como esperado.


Gabapentina possui efeitos colaterais?



Embora seja segura para uso em cães e gatos, a gabapentina pode causar efeitos colaterais, como sedação, falta de coordenação motora ou até aumento do apetite. Em casos raros, alguns animais apresentam reações alérgicas, como urticária e inchaço. 


Com isso, é extremamente importante ter acompanhamento médico e monitorar o animal de perto durante o uso da gabapentina, informando qualquer reação incomum do animal ao veterinário, para que ele possa avaliar se é necessário reajustar as doses ou interromper o tratamento.


Qual a melhor forma de medicar os pets?


Por ser um medicamento que só pode ser utilizado com acompanhamento profissional, a dosagem varia de animal para animal, dependendo do porte e condição do seu pet. 


Outra consideração importante, é que a gabapentina pode interagir com outros medicamentos, portanto, é preciso informar ao veterinário sobre todos os medicamentos e suplementos que o cão já toma antes de iniciar o tratamento.


A administração da medicação também merece uma atenção extra por parte do tutor: o ideal é que o pet não associe esses momentos com desconforto e estresse. Uma dica é escolher uma forma farmacêutica que agrade ao seu bichinho. Muitos pets não aceitam o remédio em cápsula, por isso, é possível manipular a medicação em algumas formas mais atrativas como biscoitos, sachê, pastas orais, xaropes e gotas. 


A Pharmapet, farmácia de manipulação veterinária da Pharmapele, é uma aliada na manipulação de medicações com a forma, aroma e sabor preferido de cada pet, com a dose certa para cada tratamento. É possível escolher o remédio do seu pet com gostinho de carne, frango ou peixe e no formato que ele mais gosta! Legal, né? 


Agora que você já conhece os benefícios da gabapentina manipulada, faça seu orçamento na Pharmapet e leve muito mais bem-estar e saúde para a rotina do seu pet. Clique aqui para entrar em contato!


1.191 visualizações0 comentário
bottom of page